• Saúde |
  • 03.02.23 - 03:36 |
  • Por Assessoria

Secretarias de Palmeira propõem implantação de Plano de Resíduos dos Serviços de Saúde

Existe uma preocupação do município de Palmeira dos Índios em relação à geração de resíduos biológicos, que podem ser considerados um risco para a população. Afinal, o descarte inadequado desse tipo de resíduo pode contaminar pessoas e animais e, com isso, colocar em risco a saúde de um ou muitos indivíduos.

Com base nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Atenção a Segurança e Saúde do Trabalhador (NASST), está realizando uma série de reuniões, articuladas com as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, com a proposta da implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS), de acordo com o diagnóstico de todos os serviços de saúde da esfera municipal, que promoverá uma nota técnica que auxiliará os gestores e colaboradores a conhecer melhor o seu funcionamento e os seus resíduos.

A adoção das diretrizes propostas no presente estudo se tornará um modelo de gerenciamento para as demais instituições de Saúde do município. O PGRSS é obrigatório para todos os serviços de Saúde, incluindo hospitais, clínicas, consultórios, clínicas veterinárias, farmácias e drogarias e, inclusive, serviços que lidam com objetos contaminantes, como estúdios de piercings ou tatuagem.

“Acreditamos que unindo força, técnica e responsabilidade, implantaremos o PGRSS dos serviços de saúde do município. E será imprescindível a presença dos técnicos de Segurança do Trabalho Jadielson Furtuoso, Hélio Cordeiro, Edicleide Braz e do engenheiro Jean nesse processo de construção do Plano”, pontou Christiane Balbino, gerente do NASST.