• Educação |
  • 01.02.23 - 04:18 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Secretarias se reúnem com ambulantes para tratar sobre comercialização e logística durante o carnaval

O secretário Municipal de Cultura Cássio Júnio e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural Marcos Rêgo se reuniram na manhã desta quarta-feira (01), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com os ambulantes cadastrados pela prefeitura para discutir a segurança e logística durante o Carnaval de rua.

Foram passados para os ambulantes os informes referentes ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado junto ao Ministério Publico Estadual (MPE), que proíbe paredões de som, churrasco em espetos, bebidas em recipientes de vidro e a comercialização de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos. Uma preocupação por parte dos ambulantes é a venda dos produtos no trajeto dos desfiles de rua e nos pontos estabelecido pela prefeitura.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural Marcos Rêgo explicou a logística do evento. “Para que nosso evento aconteça com segurança precisamos ficar atentos e seguir o que estamos discutindo em reunião. Para que ninguém se machuque, durante o percurso de rua, os ambulantes não podem comercializar nas laterais e sim no final da corda do bloco ou, em acordo com o dono do bloco, comercializar dentro da corda. Nós contamos com vocês e vocês contam com a gente. É um trabalho em conjunto”, disse Marcos Rêgo.

Atualmente, 130 ambulantes possuem vínculo de cadastro com a prefeitura. Durante o encontro, apenas 47 participaram dos informes e demonstraram interesse no cumprimento das normas. Cássio Júnio destacou o papel do poder público na segurança e organização do evento. “A reunião de hoje foi convocada pela SEDUR, Secretaria responsável pela organização do evento, e dos vendedores ambulantes e demais comerciantes que querem fazer o uso do espaço público para praticar a profissão do comércio. Para isso, apresentamos algumas determinações a serem cumpridas para que nossa festa seja linda, o nosso Carnaval volte às ruas e sem incidentes. E gostaria de reforçar que o poder público de maneira alguma quer inibir o trabalho de vocês. Queremos incentivar ainda mais segurança e organização”, finalizou o secretário.