• Saúde |
  • 10.06.20 - 03:54 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Secretário de Saúde discute ampliação de leitos e mais recursos para Palmeira dos Índios

O secretário interino municipal de Saúde de Palmeira dos Índios Diórgenes Costa esteve em reunião hoje, quarta-feira (10), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para discutir assuntos pertinentes ao combate à Covid-19 no município.

O secretário esteve reunido com o secretário adjunto Marcos Ramalho e a secretária executiva Silvana Medeiros.

Foi discutido a ampliação de mais 10 leitos de enfermaria para a Covid-19 em Palmeira dos Índios. Também foi discutido a abertura do Centro de Triagem e Testagem para toda a 8ª Região da Saúde. O secretário entregou um plano operativo elaborado pela SMS para que a equipe técnica discutisse a proposta junto ao secretário Alexandre Ayres.

Outro ponto discutido foi a publicação dos leitos que já estão funcionando no município e a portaria referente aos novos recursos pela ampliação dos leitos da UPA. Os termos relativos aos leitos da UCI da UPA de Palmeira dos Índios e os leitos de UTI do Hospital Santa Rita foram assinados, como também o termo que trata do valor de R$240.000,00 que a UPA passa a receber, já neste mês, referente à ampliação dos leitos destinados ao Covid-19.

Também foi solicitado o contrato referente à habilitação da clínica Sondgraph, para a realização de tomografias dos pacientes com Covid-19. Segundo o diretor da SUSAUD Lucas Ribeiro, ate sexta-feira (12), o termo deverá  ser publicado, formalizando assim a disponibilidade de tomografias para pacientes Covid para toda a 2ª macro região, composta por 48 municípios.

O secretário Diórgenes Costa agradeceu pela reunião e pela resolutividade. “A reunião foi bastante proveitosa. Agradeço toda a equipe técnica da Sesau, formada pela Silvana Medeiros e Dr. Marcos Ramalho, que me receberam solicitamente. Possivelmente, ainda essa semana, a UPA de Palmeira dos Índios estará recebendo mais equipamentos, principalmente respiradores, por meio da articulação do prefeito Júlio Cezar junto ao governo do Estado. Não poderia deixar de finalizar o agradecimento ao secretário Alexandre Ayres e ao prefeito Júlio Cezar por toda a articulação que vem sendo feita junto ao governo do Estado, relativo ao combate à epidemia de coronavirus”.