• Meio Ambiente |
  • 02.04.19 - 10:18 |
  • Por Assessoria

Sede da Prefeitura de Palmeira é iluminada na cor azul

O prédio da Prefeitura de Palmeira dos Índios foi iluminado com a cor azul para lembrar o Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril. A iniciativa partiu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi), e o serviço foi executado pela Secretaria Municipal Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU).

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008 ), e a cor azul foi escolhida pelo fato de o transtorno ocorrer três vezes mais em meninos do que em meninas.

Nesta época, associações do mundo inteiro se unem e monumentos e espaços públicos de vários países são iluminados de azul (Movimento “Acenda uma luz azul”, em inglês “Light It Up Blue”), para a conscientização social sobre a deficiência.

Sobre o autismo

Há mais de 15 anos, o autismo deixou de ser classificado como doença e passou a ser uma deficiência, segundo a Classificação Internacional de Doenças, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a OMS, o transtorno se manifesta antes dos três anos de idade do indivíduo, por meio de um tipo característico de comprometimento do funcionamento normal nas principais áreas de interação: a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação.