• Saúde |
  • 14.12.23 - 06:26 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric e Nei Correia/Assessoria

Semana do Bebê: abertura e “Bebê Prefeito” movimentam secretarias de Palmeira

Na manhã desta quinta-feira (14) houve a abertura da XII Semana do Bebê de Palmeira dos Índios. Com a presença de gestantes e muitas crianças, as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social discutiram a importância da primeira infância em vários âmbitos.

A Semana do Bebê tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da primeira infância (período que vai até os seis anos de idade) no desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e deu linguagem das crianças. Os primeiros 1.000 dias de vida são fundamentais para o vínculo com a família. Este ano, o tema trabalhado será “Todos juntos pela primeira infância: O começo da vida é aqui”.

O secretário municipal de Saúde Jânio Marques falou das ações desenvolvidas no município para os pequenos palmeirenses. “A gestão do prefeito Júlio Cezar se preocupa em ofertar serviços de qualidade para os nossos pequenos. São creches novas, bem equipadas, com profissionais de alta qualidade. Da mesma forma são os demais serviços, a saúde sempre com aquele cuidado em verificar vacinas, acompanhar desde o nascimento, a assistência com os programas que levam qualidade de vida. Os investimentos não param, e é disso que os pequenos precisam para que cresçam saudáveis e prontos pra o futuro”, disse Jânio.

A abertura aconteceu no Centro de Educação Infantil Delfin da Mota Branco e contou com a presença da secretária adjunta da Educação Luisa Júlia, do secretário de Saúde Jânio Marques, da Assistência Social Sheila Duarte, da gerente da Saúde da Criança e do Adolescente Daniela Rosendo, representante do Selo Unicef Jardiel Marcos, da coordenadora do Programa CRIA em Palmeira Wilkase Duarte, técnicos das secretarias envolvidas, conselhos municipais e gestantes.

BEBÊ PREFEITO RECEBE CHAVE DA CIDADE

O “Bebê Prefeito” da XII Semana do Bebê nasceu nas primeiras horas desta quinta-feira (14), na Maternidade Santa Olímpia. Por mais um ano, o símbolo do evento é um menino, filho de Érica Ferreira de Lima, residente do Sítio Riacho Fundo.

Os secretários das três pastas, Jânio Marques, Renilda Pereira, Luisa Júlia e Sheila Duarte foram à Maternidade para visitar o bebê e entregar a simbólica chave da cidade para mamãe e bebê. Além da chave, foi entregue um enxoval e presentes dos gestores.

Para ser entitulado como Bebê Prefeito é preciso o bebê ter nascido de parto normal e a gestora ter feito as consultas de pré-natal em um Posto de Saúde. O pré-natal da estrela da semana foi realizado na Unidade Básica de Saúde de Canafístula, com a enfermeira Renata Soares.