• Educação |
  • 25.08.23 - 03:53 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA ARTE: TÚLIO FRANCINO

Semana Municipal da Valorização da Primeira Infância em Palmeira dos Índios: Preparando o Futuro desde os Primeiros Passos

Buscando um futuro mais promissor e equitativo para as crianças, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, juntamente com o Selo Unicef, está se preparando para sediar a Semana Municipal da Valorização da Primeira Infância. Este evento, programado para os dias 28 a 31 de agosto, representa um compromisso coletivo em reconhecer e fortalecer a importância dos primeiros anos de vida na formação das crianças.

Para abrir a semana de discursos, o Fórum Municipal da Primeira Infância irá debater temas relacionados ao cumprimento dos direitos das crianças na Primeira Infância, bem como reflexões sobre a assistência a gestantes. O público-alvo do primeiro dia serão as redes socioassistenciais, representantes dos conselhos, secretários de Saúde e Educação, membros do Conselho Tutelar e representantes do Selo Unicef.

Além disso, a Semana Municipal da Valorização da Primeira Infância não se restringe a palestras, oferecendo uma programação repleta de atividades abrangentes e educativas, incluindo oficinas com famílias indígenas, encontros intersetoriais, divulgação do Orçamento Criança Adolescente (OCA), capacitação e fortalecimento do aleitamento materno, abordagem legal da Primeira Infância e Desenvolvimento Integral da Primeira Infância.
O evento também enfatizará a importância do papel das políticas públicas nesta área. Representantes da Educação e da Saúde, juntamente com instituições voltadas para a infância, estarão presentes para discutir estratégias de investimento e melhorias nas áreas relacionadas.

Salésia Cavalcante, uma das coordenadoras da Educação Infantil da Semede, ressalta a relevância do evento. “A relevância do evento para a sensibilização da sociedade em reconhecer a Primeira Infância como uma fase crucial para o desenvolvimento integral da criança, pois é nessa fase que ocorrem importantes processos de crescimento físico, cognitivo e socioemocional”, disse a coordenadora.