• Educação |
  • 03.06.19 - 12:11 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Semede inicia Provinha Palmeira nesta segunda-feira (3)

Provinha Palmira será aplicada desta segunda (3) até a quarta-feira (5) (Arte: Rhudson Ferreira/Assessoria)

Com o objetivo de melhorar as notas dos alunos da rede municipal de ensino público, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semede) inicia nesta segunda-feira (3) a II edição da Provinha Palmeira, que tem o tema “Todos por um Ideb de Excelência”. Os testes serão aplicados até a quarta-feira (5) para estudantes do 5º e 9° anos do Ensino Fundamental. A Provinha Palmeira também vai fazer uma avaliação para investigar as habilidades escolares, desenvolvidas nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, que é um preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A partir das provas, que acontecem em todas as escolas da rede, os professores e a gestão poderão obter mais informações para auxiliar no monitoramento de avaliação dos processos de desenvolvimento e de habilidade de cada estudante, nas duas matérias, com um diagnóstico mais preciso. O processo é totalmente pedagógico e não tem finalidade classificatória. “O resultado da Provinha Palmeira nos permitirá ter um norte de ações para os próximos meses, pois com esta avaliação identificaremos os nivelamentos dos alunos da rede que participarão da prova do Saeb. Com isso, poderemos nortear as escolas sobre as estratégias que devem ser traçadas em sala de aula, no decorrer do ano, contribuindo com o aprendizado e garantindo o bom desempenho, futuramente, desses estudantes durante a prova Saeb”, explicou a diretora de Ensino da Semede Lucineia Vieira.

A Provinha Palmeira identificará o nível de cada aluno, em língua portuguesa e matemática, e vai orientar os professores, a partir das informações obtidas com o resultado das avaliações. “Precisamos aumentar o nosso Ideb e colocar o nosso município entre os melhores posicionados e avaliados pelo MEC. A Provinha Palmeira vai nos orientar quanto a isso. Reforço que sem educação não se chega a lugar nenhum. O compromisso do Governo do Povo é oferecer um ensino de qualidade, com benefícios tanto para o estudante, que aprende, quanto para o professor que ensina. Parabenizo a todos da Semede, que estão comprometidos com esta importante missão”, disse o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar.