• Educação |
  • 20.09.22 - 03:41 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Semede realiza evento em alusão ao Setembro Amarelo

No mês dedicado à discussão e prevenção ao suicídio a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semede), realizou nesta terça-feira (20), no auditório da escola Dr. Gerson Jatobá Leite, um momento de formação e esclarecimento com professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino.
Este ano a campanha traz o tema “Prevenção e Conscientização: o que está ao nosso alcance”, e tem o objetivo de potencializar a escola como espaço de prevenção e identificação de situações de violação de direitos humanos da criança e do adolescente.

O psicólogo da instituição Alysson Cavalcante falou do papel do educador e alguns pontos de alerta. “O que nós, enquanto educadores, podemos fazer é identificar e ajudar os nossos alunos para que possamos ajudar com eles. Precisamos ficar atentos a alguns sinais de alerta: alunos perde interesse nas aulas, a participação cai e o rendimento também, ausências nas aulas, isolamento, atividades incompletas e sonolência nas aulas”, explicou o profissional.

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Também fizeram parte da discussão as psicólogas Libânia Melo e Tereza Tenório.
O secretário de Educação Manassés Furtado apoiou o evento e afirmou que a discussão é um importante instrumento pedagógico e formativo dentro de sala de aula.