Notícias

  • Educação |
  • 09.02.23 - 08:07 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Semede recebe especialista em Direito Educacional e inicia diagnóstico de toda a rede de ensino


 

 

Nesta quinta-feira (09), a convite do prefeito Júlio Cezar, o professor Milton Canuto participou de uma primeira reunião, no auditório da Semede, com os diretores escolares, técnicos da Secretaria e o secretario de Educação Cristiano Ramos. O objetivo do encontro foi apresentar ferramentas que serão trabalhadas na educação para uma reorganização, avaliação e estruturação da rede pública de ensino.

Miguel Canuto é professor de matemática e pós-graduado em direito educacional. Chegou ao município para contribuir com os estudos que garantirão ainda mais crescimento para a rede de ensino. O professor explicou que será realizado um trabalho em três dimensões. Primeiro, será feita uma análise técnico financeira para avaliar a capacidade de reajuste na realidade atual. Segundo, a capacidade financeira global do municipal, avaliando a capacidade de arrecadação tributária destinada à Educação e avaliar que custo real o aluno tem para o6 município e, a partir daí, mensurar o valor anual do aluno, o que se chama de VAT (Valor Aluno Total), para o município saber como trabalhar no sentido contábil. E o terceiro, e mais importante, é uma análise de rede, onde serão avaliadas as escolas por escolas,6 ver o custo e a viabilidade técnica financeira. “É um estudo de diagnóstico para que o município possa caminhar com um diagnóstico concreto do que é realidade de matrícula e poder melhorar sua rede e sua estrutura”, explicou o professor.

 

O prefeito Júlio Cezar destacou as mudanças que serão necessária na Educação para um retorno e maior produtividade. “Ninguém conhece melhor a região do que o diretor da escola. Precisamos cair em campo e garantir as matrículas desses meninos. Se faltar espaço, alugamos um maior. Precisamos descentralizar a compra da merenda. É recurso para manutenção, a gente cria um programa se for o caso. Mas o que se precisa é organização. Estamos em estado de atenção e, para isso, o professor Milton veio nos ajudar a organizar a casa. Ou nós fazemos gestão ou não caminha. Precisamos tomar algumas medidas, mudanças necessárias para o crescimento e desenvolvimento da nossa rede”, falou o prefeito Júlio Cezar.