• Eventos |
  • 18.10.22 - 11:25 |
  • Por VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA | FOTOS: VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA

Seminário em Palmeira dos Índios debate envelhecimento saudável

Proporcionar bem-estar durante o processo natural de envelhecimento é um dos propósitos da atual gestão municipal. É nesse sentido que o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), com o apoio das secretarias municipais de Assistência, Educação e Saúde de Palmeira dos Índios, promoveu o Seminário da Pessoa Idosa, que ocorreu no auditório da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá na segunda-feira (17). O evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre servidores das secretarias e pessoas idosas interessadas nas orientações dos palestrantes.

A primeira a se apresentar, Roberta Araújo, bacharela em Educação Física e servidora pública de Bom Conselho (PE), destacou que o envelhecimento da população – atualmente em ritmo acelerado – deve estar acompanhado de qualidade de vida às pessoas idosas, e a atividade física pode ser uma aliada neste processo. Na ocasião, Roberta também fez a demonstração de alguns exercícios simples que podem ser realizados em casa com materiais ao alcance das pessoas, como garrafas com água.

Em seguida, foi a vez de Haendel Xanchão, que palestrou sobre cuidados preventivos para um envelhecimento saudável. Para o médico geriatra da rede municipal, esta iniciativa de viabilizar momentos que abordem o tema demonstra o compromisso com a população idosa. “Parabenizo os envolvidos pela oportunidade, pois tenho certeza de que todos os participantes vão se tornar multiplicadores dos aprendizados de hoje, o que deve melhorar ainda mais a adesão ao envelhecimento com qualidade de vida”, afirmou o profissional.

APOIOS

Para a sua organização, o Seminário da Pessoa Idosa teve também do Projeto 3ª Idade na Universidade, programa de extensão da Uneal.