• Saúde |
  • 01.09.23 - 08:00 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Setembro Amarelo: Unidades de Saúde promovem ações de prevenção ao suicídio em Palmeira

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio. O dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, neste ano, o lema trabalhado é “Se precisar, peça ajuda!”. O suicídio é um grande problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama.

Em Palmeira dos Índios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá trabalhar a campanha por meio de suas Unidades de Saúde. O foco é levar informação para a população e identificar pessoas que possam estar precisando de auxílio.

Confira a programação: (sujeita a alterações)

CREDEFIPI

06/09

Oficina com o tema “Setembro Amarelo: formas de prevenção”, com a psicóloga Jasivan Ricardo.

12/09

Sala de Espera sobre prevenção ao suicídio e distribuição de materiais, com a psicóloga Lidiane Freitas.

CESPI

05/09 – 9h

Atividades com a psicóloga Ana Clara e enfermeiras do CESPI

11/09 – 9h

Atividades com a psicóloga Paullyana Monteiro e enfermeiras do CESPI

CAPS II Dr Osvaldo Silva

05/09 – 9h

Palestra com adolescentes – Escola Estadual Nova Jersey

06/09 – 9h

Palestra com adolescentes – Escola Estadual Nova Jersey

13/09 – 14h30

Palestra na Aldeia

27/09 – 8h30

Palestra no Centro POP

27/09 – 9h

Panfletagem com usuários e equipe CAPS (Centro e Calçadão)

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

19/09 – 14h

Palestra sobre Assédio Moral relacionado ao Trabalho e os Impactos na Saúde do Trabalhador
Local: Fórum Desembargadora Nelma Torres – Palmeira dos Indios

21/09 – 14h

Saúde mental: E quando a dor não vem do corpo? Roda de conversa com os profissionais da sede da Secretaria Municipal de Saúde
Palestrante: Psicólogo Ciro Raphael

29/09 – 9h

Caminhada “Viver vale a pena” com profissionais das Secretarias e usuários dos serviços

Durante todos o mês: Conscientização sobre a Prevenção ao Suicídio com os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os usuários na sala de espera.