• Saúde |
  • 08.04.19 - 10:35 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

SMS de Palmeira tem seis trabalhos aprovados na Mostra Alagoas Aqui tem SUS 2019

Mais uma grande conquista para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios: seis trabalhos aprovados na Mostra Alagoas Aqui tem SUS 2019. Foram mais de 200 trabalhos inscritos, dos quais 110 foram selecionados. O evento é promovido e organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS). A Mostra acontece nos próximos dias 11 e 12, das 8h30 às 18h, no Centro Universitário Maurício de Nassau, em Maceió.

Os trabalhos aprovados e os respectivos autores foram:

• Assistência multiprofissional ao paciente hipertenso e diabético: uma realidade além da Unidade Básica de Saúde em uma zona rural em Palmeira dos Índios/AL. Autora: Moniza Correia da Silva Farias.
  • Estratégias de desinstitucionalização da rede de atenção psicossocial: estimulando a autonomia e emponderando os usuários do CAPS II em Palmeira dos Índios, Alagoas. Autora: Elaine Suane Santos de Souza.
  • Linhas de cuidado do SUS: o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV em Palmeira dos Índios, Alagoas. Autor: Rodrigo da Silva Amorim.
  • População em situação de rua: a Estratégia de Saúde da Família promovendo acesso, vínculo e parceria. Autor: Rodrigo da Silva Amorim.
  • Prova tuberculínica: uma estratégia para o controle da tuberculose na 8ª Região de Saúde de Alagoas. Autor: Rodrigo da Silva Amorim.
  • Compartilhando o cuidado: o matriciamento como estratégia para o fortalecimento da rede de saúde mental e atenção básica. Autora: Elaine Suane Santos de Souza.

A secretária da pasta Ligia Angélica parabeniza os profissionais que tiveram os estudos aprovados. “Fico muito feliz com esses quatro trabalhos aprovados, pois já tivemos experiências exitosas expostas nacionalmente e fomos premiados com os primeiros lugares. Sinal de que estamos no caminho certo. Desejamos nossos parabéns aos profissionais que expuseram suas pesquisas e estamos torcendo para que sejam aprovados em mais uma Mostra Nacional. Isso valoriza nosso município e nossos profissionais”, disse Ligia.

Como forma de estimular a Gestão do SUS nos municípios alagoanos, a Mostra premiará os vencedores em dinheiro, além de selecionar nove trabalhos para a 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que será realizada de 2 a 5 de julho, em Brasília, durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).