Notícias

  • Saúde |
  • 22.02.19 - 11:33 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

SMS de Palmeira vai distribuir tiras e lancetas de pacientes diabéticos nas Unidades de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios informa aos pacientes que retiram tiras e lancetas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que a partir de abril o material poderá ser readquirido nos Postos de Saúde do bairro em que residem.

As tiras e lancetas para realização de teste glicêmico são de responsabilidade do Governo do Estado, assim como outros medicamentos que são abastecidos no CEAF. A demanda do município é de 17 mil tiras por mês, mas o Estado só disponibiliza 7.500. Diante dessa grande diferença entre demanda e recebimento, as coordenações da Atenção Básica e da Assistência Farmacêutica decidiram dividir, por igual, o material recebido para que nenhum paciente fique sem as tiras e lancetas.

A coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico Karênia Rocha explicou como será a distribuição. “A entrega sempre foi no CEAF, mas agora vamos descentralizar esse trabalho. No mês de março a distribuição ainda ocorrerá no CEAF, pois vamos preparar os pacientes para que eles fiquem sabendo que deverão buscar esse material no seu Posto de Saúde. Isso facilitará principalmente para quem reside na zona rural”, explica Karênia.