Notícias

  • Saúde |
  • 16.12.25 - 03:40 |
  • Por Anyelle Cavalcante/ Assessoria / Fotos: Wendric Diego

SMS encerra campanha Dezembro Vermelho no Cespi com a presença da prefeita Tia Júlia


Na manhã desta terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Prefeitura de Palmeira dos Índios realizaram o encerramento da campanha Dezembro Vermelho, na sede do Cespi. O momento contou com a presença da prefeita Tia Júlia e da secretária-adjunta de Saúde Ivone Basílio, além de profissionais da rede municipal, que reafirmaram o compromisso da administração pública com a prevenção, o cuidado e a promoção da saúde da população.

Durante a campanha, foram desenvolvidas diversas atividades educativas e de conscientização, com foco na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente HIV/aids, sífilis e hepatites virais. As ações incluíram orientações em escolas da rede pública municipal e oferta de testagens rápidas. A enfermeira assistencialista e coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Myria Sá destacou a importância das ações realizadas ao longo do mês. “O Dezembro Vermelho é fundamental para alertar a população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Informação e acesso aos serviços de saúde salvam vidas”, ressaltou.

A ação também contou com a presença da gerente da pasta das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) Laila Taíne, que aproveitou o momento para reforçar a relevância de outra importante campanha de saúde, o Dezembro Laranja. Em sua fala, ela destacou a necessidade de conscientização sobre a prevenção do câncer de pele, alertando para os cuidados com a exposição solar, o uso de protetor solar e a importância do diagnóstico precoce como forma de reduzir agravos e salvar vidas.

Ao encerrar o evento, a prefeita Tia Júlia ressaltou o papel das campanhas de saúde na construção de uma cidade mais consciente e saudável. “O nosso compromisso é cuidar das pessoas, levando informação, prevenção e acesso aos serviços de saúde. Campanhas como o Dezembro Vermelho e o Dezembro Laranja reforçam a importância do cuidado contínuo e da responsabilidade coletiva com a vida”, afirmou.