Notícias

  • Saúde |
  • 06.06.19 - 10:58 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria com SESAU

Técnicas da SMS de Palmeira participam de capacitação para o método canguru, em Maceió


Técnicas da SMS de Palmeira participam de capacitação para o método canguru, em Maceió

Repórter Fotográfica: Carla Cleto e Olival Santos/SESAU

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios está representada no Curso de Capacitação de Tutores para o Método Canguru na Atenção Básica, que acontece de 05 a 07 de junho, em Maceió. A gerente do programa Saúde da Criança Carla Barbosa e a gerente da Saúde da Mulher Diana Sandes participam do curso, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).

O curso é voltado para atender os profissionais que atuam na Atenção Básica. Durante o curso serão desenvolvidas palestras sobre a situação da Atenção Primária e do Método Canguru no Brasil e em Alagoas. Os profissionais também aprenderão como avaliar a Rede de Apoio à Mulher, por meio das construções de ecomapas e genogramas, instrumentos de abordagem familiar que possuem o objetivo de avaliar a anatomia da família.

O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal, que visa o cuidado humanizado ao recém-nascido de baixo peso e reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. Dessa forma, busca uma mudança de atitude na abordagem do recém-nascido de baixo peso, com um cuidado diferenciado para esses bebês que se estressam e sentem dor. O Método foi instituído como Política de Saúde em julho de 2000, publicada na Portaria GM nº 693. Atualmente, ele foi regulamentado pela GM nº 1.683, de julho de 2007.