• Agricultura |
  • 14.06.19 - 02:41 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira lança Programa Terra Arada 2019

Terceira edição do Programa Terra Arada foi lançada nesta sexta-feria (14) Fotos: Diego Wendric/Assessoria

O prefeito Júlio Cezar lançou nesta sexta-feira (14), na comunidade de Cabaceiros, zona rural de Palmeira dos Índio, o Programa Terra Arada 2019. O objetivo do Programa, que chega à terceira edição, é preparar a terra para o plantio de sementes, que serão distribuídas com recursos próprios da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. A ação beneficiará centenas de famílias que vivem do plantio e colheita de produtos agrícolas.

O Terra Arada é destinado para agricultores que possuem até 5 tarefas de terra, o que representa pouco mais de um hectare. “Desde abril a gente estuda a hora certa para começar os serviços. E a hora é agora. Se tivéssemos começado há 30 dias, o trabalho seria perdido, pois a  chuva ainda não teria começado, além de causar prejuízo aos cofres da prefeitura. Vamos, este ano, priorizar o sorgo e o milho. Também contamos, também, com a parceria do Governo do Estado, que vai doar algumas sementes, mas ainda passa por processo licitatório. Contem com a gente. A Secretaria está de portas abertas para quem quiser nos procurar para qualquer esclarecimento, disse o secretário municipal de Agricultura Luciano Monteiro.

O Terra Arada é um Programa pioneiro em Palmeira dos Índios e vai beneficiar 163 comunidades. “Viemos aqui começar mais uma etapa do Programa, que é financiado com recursos da prefeitura. Tudo que pudermos fazer para o pequeno agricultor ter uma boa colheita e um resultado positivo, nós vamos fazer. Vamos atender a todos os agricultores e os tratores vão arar a terra de todos, pois eles são uma política pública para os agricultores. Começamos por aqui, pois é no Cabaceiros que a chuva começa primeiro, e só vamos parar quando tivermos arado todas as terras de quem precisar. A partir de agora, os tratores estão entregues ao Cabeceiros, pois este é o nosso compromisso com o agricultor. A política só é boa quando ela faz o bem. E é isso que estamos fazendo”, destacou o prefeito Júlio Cezar.

Estiveram presentes à solenidade secretários municipais, vereadores, a presidente da Associação doa Moradores de Cabaceiros Josefa Silva, lideranças  comunitárias e a comunidade local.