Transparência do município de Palmeira melhora, em nova avaliação da CGU
Klenaldo Oliveira, controlador geral do município. "Precisamos melhorar mais"
O Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou na semana passada, o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. Foram avaliados todos os estados, capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE), o que resultou em 691 entes e que representa quase 70% da população brasileira. A avaliação ocorreu no período de 09/07/2018 a 14/11/2018. Palmeira dos Índios recebeu nota 4,8. Na última avaliação da CGU, período de 03/07/2016 a 27/09/2016 Palmeira recebeu nota 3,33.
A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência no país. O controlador geral do município Klenaldo Oliveira disse que o município avançou na transparência, mas que precisa avançar ainda mais. “É bem verdade que o município tenha avançado muito. Mas, mesmo tendo melhorado na nota, somos conhecedores da necessidade de avançar mais. Por essa razão, esta semana lançaremos a nova plataforma eletrônica da Prefeitura de Palmeira dos Índios, com o objetivo central de garantir ao cidadão um acesso mais rápido e fácil de todas as ações administrativas do nosso município”, explicou Klenaldo.
O prefeito Júlio Cezar informou que um novo portal deverá corrigir pontos ausentes e já detectados. “Vamos lançar o novo portal do município e alguns pontos ausentes, já detectado pela nossa Controladoria, a exemplo de disponibilizar informações sobre as unidades administrativas, endereço, horário de funcionamento, e-mail e telefone. Além de campo exclusivo para licitações, obras públicas, escala de médicos nos postos de saúde e cardápio das merendas”, completou o prefeito.