Notícias

  • Notícias |
  • 17.12.18 - 05:40 |
  • Por assessoria

Transparência do município de Palmeira melhora, em nova avaliação da CGU


Transparência do município de Palmeira melhora, em nova avaliação da CGU

Klenaldo Oliveira, controlador geral do município. "Precisamos melhorar mais"

O Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou na semana passada, o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. Foram avaliados todos os estados, capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE), o que resultou em 691 entes e que representa quase 70% da população brasileira. A avaliação ocorreu no período de 09/07/2018 a 14/11/2018. Palmeira dos Índios recebeu nota 4,8. Na última avaliação da CGU, período de 03/07/2016 a 27/09/2016 Palmeira recebeu nota 3,33.

A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência no país. O controlador geral do município Klenaldo Oliveira disse que o município avançou na  transparência, mas que precisa avançar ainda mais. “É bem verdade que o município tenha avançado muito. Mas, mesmo tendo melhorado na nota, somos conhecedores da necessidade de avançar mais. Por essa razão, esta semana lançaremos a nova plataforma eletrônica da Prefeitura de Palmeira dos Índios, com o objetivo central de garantir ao cidadão um acesso mais rápido e fácil de todas as ações administrativas do nosso município”, explicou Klenaldo.

O prefeito Júlio Cezar informou que um novo portal deverá corrigir pontos ausentes e já detectados. “Vamos lançar o novo portal do município e alguns pontos ausentes, já detectado pela nossa Controladoria, a exemplo de disponibilizar informações sobre as unidades administrativas, endereço, horário de funcionamento, e-mail e telefone. Além de campo exclusivo para licitações, obras públicas, escala de médicos nos postos de saúde e cardápio das merendas”, completou o prefeito.