• Ações |
  • 05.09.23 - 09:00 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: ASSESSORIA TRT

União de Forças em Palmeira dos Índios: TRT e secretários municipais se preparam para ações do Setembro Amarelo

Na manhã desta segunda-feira (4) foi realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª região uma reunião de alinhamento das ações que serão executadas em Palmeira dos Índios durante o mês em que se comemora o Setembro Amarelo. O encontro foi promovido pela juíza Carolina Bertrand, gestora regional do Programa Trabalho Seguro no TRT da 19ª Região, e contou com a participação dos secretários de Educação, Esporte, Assistência Social, Meio Ambiente e Saúde.
Durante a reunião, foram discutidas iniciativas conjuntas que serão implementadas ao longo do mês de setembro, visando promover a saúde mental na cidade. Além disso, foram destacadas as ações educativas que serão levadas às escolas e comunidades, buscando conscientizar ainda mais a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Com a colaboração entre o Tribunal Regional do Trabalho e os órgãos municipais, Palmeira dos Índios se prepara para o Passeio Ciclístico, agendado para o dia 26 de setembro. Este evento incluirá uma discussão sobre o tema, ” Se precisar procure, ajuda” , uma tenda de saúde com serviços gratuitos, um espaço de recreação para crianças e um passeio pelas principais ruas da cidade, acompanhado de distribuição de panfletos sobre o Setembro Amarelo. Essas ações visam fortalecer a rede de apoio e cuidado em relação à saúde mental.
Para a juíza Carolina Bertrand o momento é de união.” Este é um momento de unir forças, unir pessoas, cabeças pensantes, em prol de um bem maior que é a saúde mental. É muito gratificante ver a força de um município se unindo para que de forma conjunta pensa ajudar outras pessoas a se tornarem pessoas melhores e saber que cada uma tem a sua importância e sua capacidade de tornar ainda melhor”, afirmou a juíza.
Os secretários municipais expressaram seu comprometimento em apoiar ativamente o Setembro Amarelo e enfatizaram a relevância de uma abordagem integrada para lidar com as questões de saúde mental no município. “Precisamos unir forças e garantir a saúde dos nossos jovens e também dos nossos profissionais. Cada dia aumenta mais o número de profissionais afastados do trabalho. Precisamos buscar meios de acompanhar essa realidade e campanhas como essa nos ajuda a conhecer de perto o problema e buscar soluções”, finalizou Renilda Pereira.