• Seca |
  • 08.10.24 - 05:01 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTO: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

União reconhece situação de emergência em Palmeira dos Índios e outros 12 municípios brasileiros

Palmeira dos Índios e outros 12 municípios brasileiros foram reconhecidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, em situação de emergência, afetados por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (7).

Além de Palmeira, as cidades de Olivença, em Alagoas; Macururé e Maetinga, na Bahia; Ouro Velho, na Paraíba; Afogados da Ingazeira, Ipubi, Orocó, Poção e Trindade, em Pernambuco, e Rondon, no Paraná enfrentam estiagem a estiagem.

Já os municípios de Paraná, no Rio Grande do Norte, e Alegre, no Espírito Santo, entraram na lista devido aos impactos causados pela seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, operação pipa, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

O secretário municipal de Defesa Civil de Palmeira dos Índios disse que esta situação é monitorada desde agosto. “Esse monitor de secas saiu em setembro, em relação ao mês de agosto, que já demonstrou que o município de Palmeira entrou no sistema de estiagem e seca. Isso fez com que a Secretaria de Defesa Civil providenciasse as documentações necessárias para solicitar a situação do município. Fizemos o decreto municipal e também conseguimos o decreto da União. Com isso, o município receberá as operações pipa para o abastecimento das pessoas”, explicou Pedro Henrique Tenório de Araújo.

*Com informações do MIDR