• Eventos |
  • 03.12.22 - 10:35 |
  • Por VINICIUS VIEIRA/ASSESSORIA | FOTOS: DIVULGAÇÃO

V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente debate as consequências da pandemia para o público infantil

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAIDS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), se prepara para mais uma Conferência Municipal sobre o tema. Neste ano, a 5ª edição da Conferência acontece na próxima terça (6), no Ginásio Esportivo Olívia Pereira (antigo Colégio Superação), e tem o seguinte mote: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”

Além das secretarias que compõem o Executivo municipal, foram convidados para o evento a Câmara Municipal, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas (CEDCA/AL), organizações da Sociedade Civil e os demais órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Durante o evento, os conferencistas serão alocados em cinco eixos temáticos, e a palestra magna fica por conta de Poleanderson Santos Ferreira, professor de História com experiência na articulação de programas voltados à infância e a adolescência.

Apesar do chamamento especial para estes órgãos, qualquer cidadão que queira contribuir nas discussões sobre a promoção, defesa e controle dos direitos de crianças e adolescentes em Palmeira dos Índios pode (e deve) participar do evento.

“Estamos juntos ao CMDCA no processo de organização da V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esta é mais uma edição coordenada na gestão do prefeito Júlio Cezar, que reafirma seu compromisso com o controle social das políticas públicas de atendimento e proteção dos pequenos palmeirenses, que são o futuro da nossa cidade”, declara Flávia Tavares, titular da SEMAIDS

ETAPAS PREPARATÓRIAS

Durante o mês de novembro, o CMDCA e a SEMAIDS realizaram três etapas preparatórias, chamadas de Conferências Lúdicas, que se caracterizaram pela efetiva participação das crianças e adolescentes do município. Estas etapas que precederam a V Conferência ocorreram no Lar da Criança, na Aldeia Fazenda Canto e na Casa Viva, e envolveram, ao todo, cerca de 150 participantes.

“As Conferências Lúdicas foram muito importantes, uma vez que discutimos o tema do evento maior a partir da realidade das crianças e adolescentes, inclusive daquelas que fazem parte da comunidade indígena do município”, afirma Cícero Gonçalves, responsável pelo setor de Vigilância Socioassistencial da SEMAIDS.