• SEMANA SANTA |
  • 06.04.23 - 08:42 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: INTERNET

Via-Sacra: Expectativa dos fieis é viver os mistérios da Paixão de Cristo

Com a aproximação da Sexta-feira Santa, muitos fiéis se preparam para participar da tradicional Via-Sacra, que relembra os últimos passos de Jesus antes da crucificação. A expectativa da população para este momento de reflexão e devoção é grande entre os católicos.

A Via-Sacra é uma tradição que remonta ao século XV, quando os franciscanos começaram a recriar o caminho percorrido por Jesus até o Calvário. Hoje em dia, a representação é realizada em diversas cidades do Brasil e do mundo, e atrai uma multidão de pessoas que buscam renovar a fé e se emocionar com a história da Paixão de Cristo.

Em Palmeira dos Índios, a Diocese realizou, durante toda a quaresma, vias-sacras às quartas-feiras e sextas-feiras, com saída da igreja Catedral em direção aos bairros da cidade, encerrando com a santa missa.

Na sexta-feira da Paixão do Senhor, no dia 7, o ato de fé acontecerá com um sentimento de penitência, saindo às 4h30 da Catedral, em direção ao Cristo Redentor, na Serra do Goiti.

Para os fiéis, a Via-Sacra é um momento de contemplação e meditação sobre o sacrifício de Jesus pelo bem da humanidade. “Participar da Via-Sacra é uma oportunidade de vivenciar de forma mais intensa o mistério da Paixão e da morte de Jesus, de entender o amor que Ele teve por nós e de renovar a nossa fé”, afirma Maria Aparecida, frequentadora da Catedral Nossa Senhora do Amparo.

No mês de fevereiro, o prefeito Júlio Cezar lançou a pedra fundamental para a implantação das 14 estações da Via Sacra na Serra do Goiti. A obra levará o nome Caminhos Sagrados da Fé, que proporcionará aos fiéis momentos de contemplação da Paixão e morte de Cristo. “A Via Sacra é muito representativa e, com ela, criaremos os Caminhos Sagrados da Fé, que receberá muitas pessoas, como já recebem os santuário Mãe do Amparo e do Cristo Redentor. Essa é a mais importante obra sacra a ser feita nesta cidade e atrairá a comunidade católica para o local. Quando estiver tudo pronto, certamente, emocionará muitas pessoas”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.