• Segurança |
  • 17.05.24 - 05:31 |
  • Por ASSESSORIA COLABORAÇÃO: LUCIANNA ARAÚJO

Videomonitoramento ajuda polícias a desvendar novo crime; suspeito está foragido

O sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Palmeira dos índios foi indispensável para ajudar às polícias Militar, Civil e Guarda Municipal na elucidação de mais um crime cometido por José Francisco Carneiro Júnior, o “Juquinha”. Considerado o terror do comércio, por ser acusado de vários roubos e arrombamentos, ele estava preso há cerca de 2 meses e ao ganhar liberdade, há 5 dias, voltou a praticar crimes novamente.

Segundo as polícias, o Juquinha, que está sendo procurado após arrombar uma clínica de saúde, possui modus operandi próprio, ou seja, ele consegue entrar nos alvos que escolhe pelo telhado. Acontece que as imagens das câmeras de vigilância conseguiram capturar a foto do suspeito momentos depois do crime. “Ele comete as suas ações criminosas e desaparece por um tempo. Ele responde a 5 processos por furtos” comentou a polícia.

O revoltante é que Juquinha sempre consegue se safar das práticas criminosas. Tanto é que ele ganhou liberdade há poucos dias e já voltou para o mundo do crime novamente. Assim como um velho conhecido da polícia local, acredita-se que capturar o suspeito será somente uma questão de tempo. “Uma hora ele vai aparecer e, certamente, voltará a cometer novos crimes. Então, vamos pegá-lo”, garantiu a polícia.

O sistema de videomonitoramento de Palmeira foi implantado em fevereiro de 2023 pela gestão do prefeito Júlio Cezar. Em pouco mais de um ano, com a ajuda das câmeras, as forças de segurança da cidade já conseguiram localizar os produtos de furto, roubo e criminosos, desvendar crimes e recuperar bens.

SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO

O município possui centenas de câmera espalhados em vários pontos estratégicos, entre modelos fixas, LPRS, de detecção facial e Speed Dome, de alta precisão. Elas estão instaladas nas principais entradas e saídas da cidade, cruzamentos de semáforos, ruas, avenidas, praças, instituições bancárias, no Centro e em Canafístula. Elas funcionam 24h por dia e são um instrumento de reforço no trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), SMTT e polícias Civil e Militar. Mesmo quando estavam em fase de testes, as câmeras captaram vários crimes na cidade.